Facebook DW - Material Elétrico Linkedin DW - Material Elétrico

Institucional

Notícias

< Voltar

Entenda melhor o padrão de cores para cabos elétricos

24/10/2017

Os fios e cabos elétricos são responsáveis não apenas por conduzir a energia elétrica em ambientes comerciais, residenciais ou campos industriais. Eles garantem, também, a segurança de tais ambientes e de quem lida diretamente com a instalação e manutenção destes dispositivos.

Para que exista a compatibilidade entre os cabos com outros equipamentos elétricos e, portanto, evitar acidentes, o sistema de condutores é identificado por um padrão de cores que identifica quais as funções de cada um deles.

Nesse post, vamos explicar para você o que significa cada cor e função, bem como a importância dessa padronização para o seu projeto de engenharia e arquitetura:

Por que a padronização é importante?

O padrão de cores de condutores elétricos como fios e cabos é diferente de acordo com o país ou região do mundo. No Brasil, é a norma NBR-5410 que determina quais as cores que são utilizadas para identificar cabos e fios, e suas determinadas funções em instalações de baixa tensão (ou seja, de até 1000V em tensões alternadas ou 1500V em tensão contínua).

Essa norma se aplica, principalmente, em áreas abertas, edifícios ou em instalações temporárias, como canteiros de obras e feiras, por exemplo. Além disso, novas instalações elétricas ou já existentes e que estão passando por uma reforma, também devem estar em conformidade com a NBR-5410, em vista de que pode acontecer a incompatibilidade de cabos e, portanto, a chance de acidentes elétricos existe.

 

É essencial que essa norma seja cumprida em qualquer tipo de instalação elétrica de baixa tensão. Isso, porque, ela busca manter a qualidade de funcionamento do circuito e a segurança de pessoas, tanto das que realizam a manutenção dos equipamentos às que transitam todos os dias no ambiente.

Por isso, para evitar acidentes como choques elétricos ou que possam prejudicar a qualidade de vida de trabalhadores em indústrias, obras e ambientes comerciais, é preciso contratar uma empresa especializada em materiais elétricos e que esses materiais estejam dentro da normas regulamentadoras.

O que significa e qual a função de cada cabo condutor:

Cada cabo condutor conta com um material externo que protege os fios internos, isolando-os em instalações e protegendo-os de possíveis interferências elétricas. Esse material isolante protege a estrutura e pode diferenciar cada tipo de cabo por meio de uma cor específica, indicando sua função e onde pode ser aplicado. Além de evitar acidentes, a padronização de cabos por cores facilita, também, o manuseio destes em futuras manutenções.

Cor azul: os cabos que são indicados pela cor azul claro, segundo a NBR-5410, são condutores neutros. Isso significa que são condutores que não possuem tensão e que não estão carregados. Eles podem ser ligados em instalações monofásicas que demandam corrente, tais como em ambientes residenciais, por exemplo.

Cor verde ou verde com amarelo: os cabos indicados com cor verde ou que têm detalhes em amarelos são condutores de proteção (PE), também conhecidos como “fio terra”. Os condutores de proteção, normalmente, são conectados na terra, acompanhando todos os circuitos elétricos com a função de proteger os equipamentos conectados contra possíveis sobrecargas e choques elétricos.

Cor vermelha, preto ou marrom: cabos indicados com as cores vermelho, preto ou marrom são condutores que têm um potencial elétrico, ou seja, que têm carga em relação a terra.

Para confirmar a função dos cabos condutores antes de aplicá-los em qualquer projeto, é necessário consultar os diagramas da instalação, medir a tensão presente em cada condutor para saber se os condutores vão suportar a quantidade de energia elétrica e verificar, também, a origem da instalação no quadro de distribuição.

Não se esqueça de que contratar profissionais treinados ou uma empresa especializada no assunto para fazer essas verificações é imprescindível.

Ainda mais segurança para a sua instalação

A fim de garantir a organização e segurança da sua instalação elétrica, outros materiais são utilizados pelos profissionais, como é o caso das abraçadeiras e canaletas Hellermann.

As abraçadeiras permitem que os fios fiquem dispostos fixamente, o que previne diferentes tipos de eventualidades. E as canaletas podem colaborar esteticamente com os ambientes, visto que elas escondem os fios que ficaram na parte externa e, além disso, protegem crianças e animais de um possível contato com as cargas elétricas que constantemente os fios conduzem. Ambos os produtos você encontra em nosso catálogo, é só dar uma olhadinha aqui.

A DW Material Elétrico é uma empresa especializada no fornecimento de materiais elétricos e equipamentos para proteção individual em indústrias. Oferecemos treinamentos e soluções que buscam facilitar os processos de instalação e manutenção em sua indústria e garantir a segurança de pessoas.

Quer conhecer nossos produtos e saber quais as soluções ideais para você? Entre em contato conosco para conferir o nosso catálogo e solicitar um orçamento especial.

Solicite um orçamento sem compromisso



Preencha o formulário que um dos nossos consultores vai te ligar.

Envie um e-mail

Informativo

Cadastre-se e receba nossas novidades.

Ligue para o Televendas da DW

Televendas

Selecione abaixo a filial para ver o telefone

Facebook DW - Material Elétrico Linkedin DW - Material Elétrico