Facebook DW - Material Elétrico Linkedin DW - Material Elétrico

Institucional

Notícias

< Voltar

A importância de EPI’s em atividades de risco

10/10/2017

Para pessoas que lidam diretamente com equipamentos elétricos, mecânicos ou até mesmo uma atividade em altura, os riscos de acidentes estão sempre presentes. Por isso os EPI’s, sigla para Equipamentos de Proteção Individual, são mais do que importantes: têm o uso obrigatório.

Grande parte das empresas e indústrias de grande porte estão em conformidade com a norma regulamentadora nº 6 (NR-6), que afirma que todo trabalhador deve utilizar um dispositivo ou produto de uso individual que o proteja de riscos que ameacem sua segurança e saúde no trabalho.

Ainda assim, existe a falta de conscientização e informação de usuários, que têm os equipamentos, mas não o usam por considerá-los dispensáveis ou, até mesmo, por algum tipo de preconceito com os produtos.

Saiba quais os motivos que tornam os EPIs tão importantes em projetos de construção, seja de instalação elétrica ou de arquitetura altura e como fazer com que colaboradores se conscientizem para usá-los diariamente:

Os equipamentos são obrigatórios por lei

O uso de equipamentos de proteção de individual é obrigatório, conforme descrita na Norma Regulamentadora de Equipamento de Proteção Individual nº 6, publicada em 9 de junho de 1978 e com alterações entre maio de 1982 e dezembro de 2011. É o técnico de segurança do trabalho da indústria quem deve informar qual o equipamento mais indicado para a atividade que cada trabalhador envolvido no projeto de instalação elétrica ou de arquitetura deve utilizar.

Existem, ainda, normas técnicas da ABNT para fabricantes destes equipamentos, que devem ser, antes de mais nada, de excelente qualidade. Para não ter erro na compra dos produtos, é necessário verificar se contam com o Certificado de Aprovação (CA), que possibilita verificar junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) se os EPIs estão em conformidade.

Por isso, é sempre muito importante contar com fornecedores que estejam em conformidade com a lei e que sejam especialistas no ramo para, assim, indicar os produtos mais adequados para cada função. Além disso, empresas que oferecem treinamentos aos trabalhadores verificam se determinado trabalhador está apto para desempenhar sua função, bem como apresentam as maneiras adequadas de utilizar os equipamentos.

Trabalhadores que lidam diretamente com equipamentos elétricos devem estar protegidos para evitar acidentes como choques elétricos ou incêndios.

Os EPIs evitam fatalidades irreversíveis

Quando se trata de equipamentos que protegem pessoas individualmente em seus respectivos ambientes de trabalho, não se deve pensar apenas em cumprir a lei, mas em evitar acidentes que, muitas vezes, são irreversíveis.

Em indústrias, onde o contato com equipamentos elétricos é direto ou onde trabalho é realizado em grandes alturas, seu uso é imprescindível para conter fatalidades. Choques elétricos, explosões ou eventuais quedas podem provocar sérias lesões ou, em alguns casos, até mesmo o óbito do trabalhador.

Por estes motivos, é fundamental que empregadores estejam conscientes de que os EPIs estejam sendo utilizados corretamente por seus funcionários, garantindo sua segurança e integridade física. Além disso, o seu uso pode evitar riscos judiciais que são movidos por órgãos responsáveis e pela própria família do indivíduo.

DW Material Elétrico: especialista em equipamentos de proteção ao trabalhador

Desde 1977 atuando no mercado de equipamentos elétricos e de proteção individual, a DW Material Elétrico é uma empresa altamente qualificada para oferecer o que sua indústria precisa e os produtos de fabricantes reconhecidos pelo mercado internacional, como 3M, Volk do Brasil, Marluvas, Honeywell, Ansell, Yeling, entre muitos outros!

Oferecemos equipamentos de proteção individual contra quedas seguindo a NR-35, contra eletricidade seguindo a NR-10 e para a segurança respiratória, auditiva, visual e de mãos seguindo a NR-6. Nossos serviços são personalizados, ou seja, atendem às necessidades específicas de sua indústria, com treinamentos e contratos de fornecimentos que se adequam perfeitamente ao que você precisa.

Entre em contato conosco para conferir nosso catálogo completo de EPIs e para solicitar um orçamento especial para a sua indústria! Nosso atendimento é rápido, fácil e traz a solução adequada que você precisa.

Solicite um orçamento sem compromisso



Preencha o formulário que um dos nossos consultores vai te ligar.

Envie um e-mail

Informativo

Cadastre-se e receba nossas novidades.

Ligue para o Televendas da DW

Televendas

Selecione abaixo a filial para ver o telefone

Facebook DW - Material Elétrico Linkedin DW - Material Elétrico