Facebook DW - Material Elétrico Linkedin DW - Material Elétrico

Institucional

Notícias

< Voltar
sensores-indutivos-blog-1

Sensores indutivos: segurança inteligente para sua indústria

13/04/2017

A necessidade de segurança nunca é demais quando se trata de ambientes industriais Para reduzir a vulnerabilidade de espaços sem dor de cabeça, sistemas inteligentes e tecnológicos são um excelente investimento!

Os sensores indutivos são dispositivos que ajudam no processo de detecção em indústrias, residências e diversos ambientes físicos, de modo geral, tornando o processo de segurança inteligente e eficiente. Os sensores reagem com a proximidade de objetos metálicos, produzindo sinais de saída para alertar sobre presenças indesejadas em espaços internos ou externos.

Como funcionam os sensores indutivos?

O princípio do funcionamento de um dispositivo indutivo se dá pelo campo eletromagnético que é gerado pelo oscilador de energia em conjunto com a bobina na extremidade do sensor.

Quando um objeto metálico se aproxima deste campo energético, é produzido um sinal de alerta por meio de pequenas correntes elétricas. Se este sinal se torna muito baixo, o circuito de disparo de alertas percebe a mudança e alterna a tensão de saída, fornecendo uma resposta lógica (de alto ou baixo volume, de acordo com sua preferência) que pode ser utilizada para o controle da segurança.

Em indústrias, os sensores indutivos são utilizados em processos de automação industrial para detectar materiais metálicos por meio da influência em seu campo eletromagnético.

 

O processo de funcionamento de um sensor indutivo.

 

Um sensor indutivo é composto por quatro partes, sendo elas:

– Oscilador que verifica as mudanças de corrente contínua (DC) para a corrente alternada (AC);

– Um núcleo de ferro gerado por uma bobina que cria um campo eletromagnético (este, sendo afetado por qualquer presença de metal);

– Sensores que monitoram o circuito do campo eletromagnético e as mudanças neste campo causadas por metais que se aproximam;

– Um processador de saída que leva a informação ao circuito do sensor indutivo e envia um sinal de alerta para outros equipamentos;

Quais as vantagens de sensores indutivos?

 

Apesar de muito eficientes para a segurança de ambientes residenciais, os sensores indutivos também são mais vantajosas quando aplicadas em sistemas industriais. Operam sem ruídos, impactos ou retroações e são insensíveis a vibrações.

Por não contarem com partes mecânicas, os sensores têm uma vida útil extremamente elevada. Podem ser aplicados em ambientes com poeira, areia, terra ou, até mesmo, líquidos. Além disso, possuem alta frequência de acionamento, o que torna o processo de segurança mais preciso.

A DW Material Elétrico comercializa as melhores marcas do mercado. A DW procura sempre oferecer o melhor em tecnologia e segurança para todos os portes de projetos.

Solicite um orçamento sem compromisso



Preencha o formulário que um dos nossos consultores vai te ligar.

Envie um e-mail

Informativo

Cadastre-se e receba nossas novidades.

Ligue para o Televendas da DW

Televendas

Selecione abaixo a filial para ver o telefone

Facebook DW - Material Elétrico Linkedin DW - Material Elétrico