Facebook DW - Material Elétrico Linkedin DW - Material Elétrico

Institucional

Notícias

< Voltar
instalaçao-de-energia-parede

Decore o ambiente com eletrodutos aparentes

13/04/2017

A principal função dos eletrodutos é a de servir como passagens para fios e cabos, atuando como condutores elétricos em instalações industriais, comerciais e residenciais. São extremamente importantes para o acabamento de um ambiente, pois previnem acidentes e tornam qualquer espaço mais seguro.

Além de extremamente eficientes no acondicionamento, os eletrodutos aparentes são uma tendência de decoração em empresas, restaurantes, residenciais e, até mesmo, hospitais. A decoração industrial permite que elementos elétricos entrem em harmonia com o resto do ambiente, se tornando detalhes elegantes da arquitetura e do design.

O estilo industrial é uma tendência que surgiu nos anos 1950, em Nova York, quando antigas fábricas e indústrias deram lugar aos apartamentos e comércios locais. Por isso, essa forma de decoração demonstra maior independência e flexibilidade, relembrando aspectos rústicos como tijolos, concretos e, principalmente, a tubulação elétrica aparente.

Antes de decidir como combinar os eletrodutos com a decoração, de modo geral, é importante decidir qual o formato e confecção ideal para cada tipo de imóvel.  Além disso, é essencial a criação de um layout que preveja pontos de interruptores, tomadas e terminações, bem como a quantidade (de interruptores e tomadas) que deverá existir e onde serão instalados.

Os eletrodutos podem ser galvanizados, confeccionados em alumínio, roscáveis em PVC ou aço carbono. Cada confecção tem uma aplicabilidade ideal para cada tipo de ambiente e de acordo com as necessidades de cada empresa ou família.

Eletrodutos galvanizados

Os eletrodutos em Aço Carbono são galvanizados a fogo e projetados para serem aplicados em áreas classificadas, onde há a possibilidade de vazamento de gases ou inflamáveis.

Devem ser disponibilizados em áreas onde há a presença de fibras ou poeiras combustíveis como, por exemplo: indústrias químicas, petroquímicas, siderúrgicas, alimentícias, de bebidas, automobilísticas, papel e celulosa, usinas de álcool, frigoríficos, armazéns, entre outros.

Para serem fabricados, devem estar de acordo com o que dispõe a norma NBR 5624, indicados para utilização em instalações prediais, comerciais e industriais.

 

Eletrodutos em Aço Inoxidável

 

Podem ter acabamento decapado ou polido interna ou externamente. Não contam com rebarbas e são fornecidos, normalmente, em barras com 3 metros e roscas nas extremidades.

Sua aplicação é indicada em hospitais e indústrias alimentícias, onde são exigidos baixos índices de contaminação. Mas, também, podem ser utilizados em ambientes onde há muito calor (como casas de praia, por exemplo) ou temperaturas extremamente baixas.

É o material mais resistente das categorias de eletrodutos, pois resiste a qualquer agente externo, além de contar com uma qualidade superior.

 

Eletrodutos rígidos com conexões em alumínio

 

Os eletrodutos rígidos com conexões em alumínio são confeccionados para aplicação em ambientes industriais, principalmente, que estão sujeitos a elevadores teores de corrosão. Além de não exigirem pintura para a manutenção ou tratamento protetor, contam com um menor peso (pois possuem 1/3 do peso do aço) e promovem alta condutividade térmica e elétrica. Ainda, têm menor custo de transporte e não produzem faíscas.

Normalmente, são instalados em áreas como sistemas de esgoto, estações de tratamento de água, fábricas de filtros, indústrias siderúrgicas ou farmacêuticas, entre outras. Por serem leves, também podem ser utilizados em ambientes residenciais ou comerciais sem problemas.

Eletrodutos roscáveis em PVC

 

Os eletrodutos em PVC são os mais populares em ambientes residenciais, principalmente, seguindo a tendência da decoração industrial. Por contarem com um material mais leve, são utilizadas na condução de fios de baixa tensão.

Podem ser personalizados por meio de diferentes tinturas e formatos, formando, até mesmo, um “desenho” de acordo com a preferência individual.

Eletrodutos em PVC permitem personalização, mas devem ser aplicados em ambientes com cargas de baixa tensão

 

Ao escolher um eletroduto, pense na situação do imóvel: ele está localizado em um local quente, com a presença de maresia? É um ambiente industrial, que entra constantemente em contato com inflamáveis? Cada tipo tem uma particularidade que, além de estilizar qualquer espaço, deixa a rotina mais funcional e, principalmente, mais segura.

 

Eletrodutos de aço galvanizado são muito utilizados na decoração de restaurantes e comércios “rústicos”

 

Lembre-se que a fiação para o transporte de dados, como telefone ou internet, não deve estar no mesmo eletroduto que a fiação elétrica. Assim como o da eletricidade, ele deve ganhar um eletroduto exclusivo, facilitando o acesso da fiação, caso haja manutenção.

Os eletrodutos aparentes modernizam espaços em ambientes comerciais

 

A DW Material Elétrico comercializa as melhores marcas do mercado, como Carbinox e Legrand. A DW procura sempre oferecer o melhor em tecnologia e segurança para todos os portes de projetos.

Solicite um orçamento sem compromisso



Preencha o formulário que um dos nossos consultores vai te ligar.

Envie um e-mail

Informativo

Cadastre-se e receba nossas novidades.

Ligue para o Televendas da DW

Televendas

Selecione abaixo a filial para ver o telefone

Facebook DW - Material Elétrico Linkedin DW - Material Elétrico