Facebook DW - Material Elétrico Linkedin DW - Material Elétrico

Institucional

Notícias

< Voltar
capacitores_schneider

Correção do fator de potência e os capacitores Schneider

07/02/2017

Muito mais do que buscar os melhores produtos do mercado, é entender como a correção do fator de potência pode beneficiar a sua empresa. Com o uso de capacitores projetados para esse fim, é possível otimizar o consumo de energia, aumentar sua disponibilidade e melhorar o desempenho dos negócios otimizando o tamanho da instalação.

Antes de identificarmos exatamente quais as vantagens de um capacitor para os seus negócios, é preciso entender o conceito e como isso impactaria diretamente na indústria.


A relação entre o fator de potência e os capacitores

Para que máquinas elétricas funcionem, é necessário que haja potência ativa e também reativa. O fator de potência da máquina é o resultado da razão entre a potência ativa e aparente, então com isso é possível gerenciar a energia reativa com o único objetivo de melhorar o fator de potência.

Para que seja possível gerenciar essa energia é preciso produzir energia reativa nas proximidades das cargas consumidoras através da conexão de bancos de capacitores à rede. De qualquer maneira, primeiramente são feitas auditorias de qualidade de energia e monitoramento para que seja possível possuir um conhecimento mais abrangente da instalação elétrica.

O fator de potência também pode ser relacionado à qualidade de energia e melhor aproveitamento da estrutura. Por esse motivo, existem níveis mínimos e máximas estabelecidos pela legislação vigente que devem ser obedecidos. Nas contratações de energia de maior porte, principalmente comerciais e industriais, se os fatores não forem atingidos, as empresas são penalizadas através do pagamento de valores adicionais nas faturas de energia.

É importante monitorar a existência dessas penalizações nas contas de energia, que podem ser identificadas como “Energia Reativa Excedente Ponta e Fora de Ponta” e, sempre que existirem, buscar uma solução mais adequada e revisão dos sistemas de correção de fator de potência da planta.

 

EasyCan e VarplusCan como soluções na correção de fator de potência

 

capacitores

Imagem: Schneider Electric

A Schneider Electric possui os melhores capacitores do mercado, assegurando qualidade e segurança dos produtos. EasyCan e VarplusCan são utilizados para construir bancos de capacitores para correção do fator de potência em redes de baixa tensão.

Através de diferentes combinações de montagem, permitem abranger as potências nominais de que necessita, dependendo da tensão, frequência e nível de conteúdo de harmônicas da rede.

capacitores

Imagem: Schneider Electric

Os capacitores Schneider possuem desconexão sensível a pressão nas 3 fases, resistor de descarga incorporado e expectativa de vida útil de até 100.000hs (EasyCan) e 130.000hs (VarplusCan). Além de também serem de fácil instalação por conta do tamanho e baixo peso e de fazer manutenção devido aos terminais que garantem o aperto e a prova de toque.

Para atingir a máxima eficiência das máquinas de uma indústria e fazer com que isso impacte diretamente nas finanças da empresa por meio da redução do consumo de energia, é preciso que exista uma preocupação com relação aos capacitores que serão utilizados.

Os capacitores Schneider (EasyCan e VarplusCan) oferecem uma variedade de benefícios e vantagens para os seus negócios, trazendo o melhor em qualidade e segurança para as indústrias.

 

Fácil instalação e peso reduzido

O design otimizado dos produtos reduz o seu peso e tamanho em 30% se comparados com os mesmos capacitores de mesma classe disponíveis no mercado. Seu tamanho compacto ajuda a economizar espaço no painel enquanto seu baixo peso melhora a experiência do usuário durante sua instalação.

 

Mais segurança e desempenho

O capacitor EasyCan, por exemplo, é um produto de qualidade que assegura confiança, maior nível de vida útil e alta capacidade de sobrecarga, oferecendo um desempenho à prova de falhas.

O EasyCan tem um design trifásico com um mecanismo periférico de desconexão sensível à pressão (PSD). A Schneider Electric implementou um procedimento de verificação de qualidade muito rigoroso para assegurar a consistência e a confiabilidade do mecanismo PSD. Este componente mecânico independente ajuda a desligar automaticamente o fornecimento de eletricidade e tem uma desconexão segura garantida quando o condensador atinge o fim da sua vida útil.

O capacitor EasyCan incorpora resistências de descarga e não acessíveis para garantir a segurança total do usuário. Além disso, seu design evita o deslocamento de resistores e pode ajudar a diminuir os riscos de descarga do capacitor.

 

capacitores_schneider


Qualidade assegurada

Os produtos passam por rigorosos testes de qualidade, sendo sete estágios de teste para componentes e um teste final de dois estágios que incluem inspeção de componente, filme e teste de elementos.

Os capacitores EasyCan cumprem os mais altos padrões para satisfazer as exigências mundiais. Todos os elementos do produto passam por um processo de tratamento térmico a vácuo para garantir a confiabilidade do produto.

 

Redução de gastos

Um sistema de correção de fator de potência eficaz aplicado em uma planta com fatores alterados implica na redução das perdas no sistema de alimentação e dos valores monetários representados na conta de energia. Os capacitores de correção de fator de potência podem contribuir imediatamente com a redução do gasto com energia, o que significa contas de eletricidade menores para os meses seguintes à instalação do sistema.

O uso de capacitores pode reduzir a emissão de carbono em um ano, tornando-se uma maneira de proteger o meio ambiente. O tamanho compacto dos capacitores EasyCan (30% menores que outros modelos semelhantes) ajuda a economizar até 20% de espaço no painel de alimentação e maximiza o uso de energia para cada área.

A DW Material Elétrico comercializa as melhores marcas do mercado e tem como parceira a Schneider Electric, oferecendo o melhor em capacitores e produtos em geral para o sucesso do seu projeto.

Solicite um orçamento sem compromisso



Preencha o formulário que um dos nossos consultores vai te ligar.

Envie um e-mail

Informativo

Cadastre-se e receba nossas novidades.

Ligue para o Televendas da DW

Televendas

Selecione abaixo a filial para ver o telefone

Facebook DW - Material Elétrico Linkedin DW - Material Elétrico