Facebook DW - Material Elétrico Linkedin DW - Material Elétrico

Institucional

Notícias

< Voltar
inversor-de-frequencia

Inversores de frequência como aliados na busca por eficiência energética

31/10/2016

Tendo em vista os preços elevados de energia elétrica no país e a falta de preparo por parte das indústrias para lidar com o consumo elevado, optar pela eficiência energética é uma maneira de reduzir gastos e otimizar processos.

Mesmo sendo algo que já é comumente praticado por diversas empresas mundo afora, a preocupação com eficiência energética surgiu há pouco tempo no mercado brasileiro justamente pelo aumento do valor da eletricidade.

E muito além da preocupação com os gastos, a cultura da indústria no Brasil opta muito mais por reparar maquinários antigos do que substituí-los. Havendo uma troca de tempos em tempos, é possível obter um aproveitamento muito maior do equipamento, tendo em vista eficiência e vida útil.

 

Buscando alternativas para reduzir custos com energia

Segundo o gestor de engenharia de aplicação da Schneider Electric, Misael Gois, 60% da energia elétrica gasta atualmente nas indústrias são provenientes de motores elétricos e no ambiente predial este valor é de 30%.

Contando que mais de 80% dos motores são bombas e ventiladores, aumentam as possibilidades de se fazer economia de energia tendo em vista que existem soluções aplicáveis no mercado para isso.

Ainda segundo o engenheiro, ao variar a rotação do motor com conversor de frequência em torno de 20%, tem-se um potencial de economia de energia de até 50%, tendo em vista bombas e ventiladores.

 

Benefícios da aplicação de inversores de frequência

O inversor de frequência é um dispositivo eletrônico que varia a velocidade de giro de um motor de indução trifásica, portanto o seu uso é capaz de reduzir o consumo de energia pela metade.

Os benefícios dos inversores de frequência refletem no aumento da vida útil dos equipamentos, diminuição de gastos com manutenção e um melhor resultado no controle do processo.

Além, é claro, de existirem diversos processos, máquinas, e equipamentos em que os inversores podem ser aplicados.

Mais da metade da energia elétrica gasta na indústria é usada para alimentar motores. Dessa forma vemos como dimensionar corretamente os motores é uma maneira de reduzir ao máximo a potência consumida otimizando os meios de controle e de processo.

cabo lan cabos elétricos

A linha de inversores ATV630 é dedicada para variação da velocidade de bombas centrífugas e ventiladores e grande aliada na redução do consumo de energia.

Solicite um orçamento sem compromisso



Preencha o formulário que um dos nossos consultores vai te ligar.

Envie um e-mail

Informativo

Cadastre-se e receba nossas novidades.

Ligue para o Televendas da DW

Televendas

Selecione abaixo a filial para ver o telefone

Facebook DW - Material Elétrico Linkedin DW - Material Elétrico