Facebook DW - Material Elétrico Linkedin DW - Material Elétrico

Institucional

Notícias

< Voltar
cabos-eletricos-diversos

Cabos: segurança em locais com grande fluxo de pessoas

17/10/2016

Quando se trata de segurança, é preciso fazer as escolhas certas com relação aos materiais que serão utilizados na construção de qualquer estabelecimento. Ainda mais quando se trata da parte elétrica, onde os riscos de intensificar qualquer acidente podem ser maiores.

De uns anos para cá, o uso de materiais menos nocivos ao homem e ao meio ambiente se tornou obrigatório para casos específicos. É preciso uma atenção maior em relação ao cabeamento e a segurança em casos de incêndio, pois muitas vezes este é um item esquecido ou ignorado.

Diferentemente das residências, onde os fios condutores ficam em eletrodutos antichama dentro de paredes de alvenaria, em um shopping center o cabeamento fica em eletrocalhas ou bandejas abertas em contato com o oxigênio.

Portanto, em caso de incêndio as chances do cabeamento elétrico intensificar o acidente é muito grande, sendo assim imprescindível que se diminua ao máximo os riscos que podem ser causados neste tipo de caso. A queima desses fios pode causar a liberação de gases tóxicos agressivos ao sistema respiratório, podendo matar antes mesmo das chamas entrarem em contato com a pele.

 

Cabos específicos para mais segurança em locais movimentados

 

cabo lan cabos elétricos

Justamente por possuírem diversos materiais elétricos produzidos com compostos tóxicos, é preciso se atentar às classificações dos cabos condutores e se certificar da segurança que oferecem.

Um exemplo são os cabos LAN, ou cabos de rede, da Nexans. Existem várias classificações indicadas para cada tipo de necessidade, mas tendo em vista estabelecimentos de maior risco onde existe um maior fluxo de pessoas como um shopping center ou uma balada, por exemplo, existe um tipo de cabo específico para uso.

A classificação LSZH (Low Smoke Zero Halogen) do cabo LAN, da Nexans, é a mais indicada para a segurança em locais com grande movimento. Como a própria sigla diz, este é um cabo com baixa emissão de fumaça e zero halogênios, ou seja, não tóxico.

Outro exemplo são os cabos Afitox, classificação de cabeamento elétrico sem a presença de halogênios e recomendado para locais como shoppings, cinemas, estações de metrô, escolas, aeroportos, indústrias etc. A baixa emissão de fumaça e gases tóxicos do cabo Afitox facilita a evacuação e auxilia equipes de socorro em casos de incêndio.

A importância de optar por cabos de rede da Nexans sem halogênios ou cabos Afitox para condução de eletricidade, se coloca justamente à frente de todas as necessidades para uma segurança mais efetiva.

 

Riscos provenientes do cabeamento elétrico

 

Como já mencionado anteriormente, os cabos que possuem alguns componentes tóxicos podem ser letais caso inalados por alguns minutos. Optar por um cabeamento elétrico específico se tornou exigência para que não se coloque em risco a vida das pessoas.

Ao optar por cabos Afitox, você terá um produto livre de halogênios, que emite pouca fumaça caso entre em contato com o fogo, baixa emissão de gases tóxicos, propriedade anti-chama e classe térmica de 70 graus.

Caso o cabeamento não possua essas condições, a inalação da fumaça dos fios comuns por um período de 6 minutos é suficiente para levar um adulto a óbito. A emissão das toxinas podem queimar a pele e as vias respiratórias, ocasionando diversos problemas ao organismo.

Por isso, é imprescindível que se tenha acompanhamento profissional para cumprir com todas as exigências na hora de projetar a condução elétrica da sua empresa. Além, é claro, de optar por materiais elétricos de qualidade reconhecida no mercado.

 

Solicite um orçamento sem compromisso



Preencha o formulário que um dos nossos consultores vai te ligar.

Envie um e-mail

Informativo

Cadastre-se e receba nossas novidades.

Ligue para o Televendas da DW

Televendas

Selecione abaixo a filial para ver o telefone

Facebook DW - Material Elétrico Linkedin DW - Material Elétrico