Facebook DW - Material Elétrico Linkedin DW - Material Elétrico

Institucional

Notícias

< Voltar
ambiente-bem-iluminado

Iluminação no ambiente de trabalho: riscos, produtividade e redução de custos

03/10/2016

O investimento em iluminação industrial é crucial para um ambiente de trabalho mais produtivo e econômico, além da preocupação com a segurança dos funcionários e preservação do meio ambiente.

Uma iluminação inadequada ou mal projetada pode acarretar prejuízos a saúde física e psicológica dos colaboradores, principalmente se estamos falando de ambientes de linha de produção, por exemplo.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determina a quantidade mínima de iluminação para diversos tipos de atividades. Por isso é indispensável atentar-se às normas e evitar gastos desnecessários, tendo em vista as especificações para determinados ambientes de trabalho. É preciso que exista também uma preocupação com a localização dos postos de trabalho em relação às luminárias e janelas.

Como solução para o projeto de iluminação industrial, existem diversos detalhes que podem fazer toda a diferença tendo em vista custos imediatos e a longo prazo, bem como o reflexo disso na rotina dos funcionários da indústria.

Os principais fabricantes vêm trabalhando em desenvolvimentos específicos para proporcionar cada vez mais produtos eficientes e duráveis, o que é o caso da Phillips – parceiro da Elétrica DW.

Existem diversas alternativas eficientes para iluminação industrial, como lâmpadas e luminárias com rendimentos bem superiores, além de outras alternativas que englobam a redução de gastos e segurança.

 

Riscos provenientes de iluminação inadequada

iluminacao no ambiente de trabalho riscos produtividade

Ao falarmos em segurança, sabemos que este é um cuidado imprescindível em qualquer ambiente de trabalho, ainda mais em locais onde se está em contato direto com maquinário. Uma má iluminação pode potencializar a exposição dos trabalhadores a outros riscos.

Já em um ambiente com muita luz, seja ela natural ou artificial, pode causar dores de cabeça, incômodo e com isso baixa produtividade. É preciso equilíbrio e cuidado, pois este é um ponto crucial para um bom andamento de qualquer empresa e para a saúde de todos os colaboradores que ali trabalham.

 

Dicas importantes para considerar no seu projeto de iluminação

projeto iluminação indústria natural produtividade riscos

Alguns pontos primordiais que precisam ser avaliados durante o processo de planejamento de iluminação:

– Aproveite a iluminação natural. Isso reduzirá – e muito! – os custos com energia e ainda permitirá uma iluminação mais equilibrada entre luz natural e artificial. Assim, existirá um balança entre as duas opções para que não prejudique a saúde dos colaboradores com a incidência direta de luz. Existem também alternativas como telhas transparentes, claraboias… que podem substituir as janelas e ainda trazem para o ambiente interno uma boa iluminação solar.

-Distribua circuitos de iluminação para permitir o desligamento parcial. Isso ajuda a reduzir gastos dependendo da incidência de luz natural no local e também se tem um maior controle na quantidade de lâmpadas acesas por espaço.

-Se útil para seu ambiente de trabalho, adote sensores de presença e sensores de iluminação quando a luz artificial não for efetivamente necessária.

-Atente-se a altura da fixação das luminárias. Isso pode influenciar na quantidade de luminárias necessárias para uma iluminação eficiente e completa do ambiente, diminuindo as chances de gastos desnecessários. Tenha certeza que usará luminárias apropriadas para o ambiente industrial.

-Projete uma iluminação ambiente para locais de circulação de pessoas e movimentação de materiais, e então adicionalmente pontos de iluminação para os operadores.

-Siga aos padrões da NBR ISO 8995 com relação à intensidade luminosa. Devem ser evitadas no campo visual: janelas claras, mesas com superfícies refletoras, máquinas e equipamentos com elementos brilhantes.

 

Soluções e cuidados

Atualmente, existem várias alternativas para que se possa promover um ambiente mais produtivo, como investindo em uma cor de lâmpadas adequada e ao uso de luminárias próprias e mais econômicas.

Por isso é importante contar com o acompanhamento de um profissional especializado na área, que poderá oferecer todo o apoio necessário para que o projeto de iluminação industrial esteja dentro das normas e ainda some alternativas que tornem o ambiente apropriado para os colaboradores.

Um bom projeto de dimensionamento da iluminação engloba o melhor aproveitamento da iluminação natural somado ao uso de luz artificial. Assim é possível reduzir gastos com energia e diminuir a retenção de calor proveniente de lâmpadas e luminárias.

Solicite um orçamento sem compromisso



Preencha o formulário que um dos nossos consultores vai te ligar.

Envie um e-mail

Informativo

Cadastre-se e receba nossas novidades.

Ligue para o Televendas da DW

Televendas

Selecione abaixo a filial para ver o telefone

Facebook DW - Material Elétrico Linkedin DW - Material Elétrico